sábado, 16 de outubro de 2010

Preguiça x Vontade

A gente percebe que tem alguma coisa errada quando faltam 5 dias pra uma prova importantíssima sua e você ainda nem pegou o caderno pra dar uma lida. É, campeão, aí você vai analisar a situação e viu que deixou de estudar por causa do famoso "deixa pra depois, tá muito cedo ainda" e passou a usar seu tempo pra fazer qualquer coisa, menos estudar.
Estudar é um hábito, não tem jeito. Se você começar todos os dias, pega costume. Mas se deixar pelo menos um dia sequer sem fazer nada, a preguiça começa a tomar conta de você, e quando você menos espera, viu que já se passou tempo demais. Aconteceu comigo. Aconteceu com você também algum dia. E vai acontecer de novo, por mais que você faça promessas até pra Iemanjá no ano novo.
Agora, entre homes e mulheres eu tenho quase certeza de que os homens ganham na preguiçite. Por quê? Primeiro porque as mulheres, na minha opinião, conseguem se concentrar muito mais que os homens. E outra justa causa: o homem não tem só uma cabeça pra pensar, tem duas; e na maioria das vezes, quem dá a palavra final é a cabeça de baixo. Imagine a seguinte situação: você sabe que tem que acordar cedo no dia seguinte pra estudar, mas seus amigos te chamam pra sair. Daí você reclama um pouco, mas acaba indo com a velha frase: "Tá certo, mas eu não posso demorar!". De repente aparece aquela gata maravilhosa na mesa do bar. O que você faz? Escuta sua cabeçinha que diz "Óia, capaz dessa aí me dar mole e eu me dar bem hoje!". Aí você acaba trocando uma noite bem dormida por um sexo Gasparzinho.
Isso acaba virando um ciclo vicioso. Inventar motivo pra não estudar é o que não falta! Se tá frio demais, você fala que o clima te faz querer ficar na cama. Se tá calor, "Ah, não, tô todo preguento! esse calor não me deixa ficar concentrado!". Mas que é uma verdade que quando o meio do semestre vai chegando a canseira bate com mais força ainda. E a engenharia faz isso mesmo, né? Desestrutura as pessoas centradas e as transforma em seres completamente diferentes.
Preguiça não é tão pecado assim. Tem gente também que não entende que cansaço pode ser muito diferente de preguiça. Principalmente aquele seu professor que acha que você não faz mais nada da vida a não ser a matéria dele.
Enfim, pra que ter preguiça, né? Se a gente pode aproveitar o tempo bem dividido, por que não o fazemos? O grande segredo é ter força de vontade e criar um hábito de estudo, por mais que você não tenha. Senta a bunda na cadeira que eu tenho certeza que você vai acabar gostando de pensar em outra coisa a não ser televisão e sexo.

Um comentário:

  1. e o que vc ta fazendo aqui, escrevendo no blog, enquanto deveria estar estudando, hein mocinho?! ham!
    p.s.: tou fazendo o mesmo! hahahahhaha

    ResponderExcluir