terça-feira, 12 de outubro de 2010

E a tal da engenharia?

Quando a gente tá no ensino médio, pensa em uma penca de coisas pra fazer na faculdade. Geralmente os descolados vão pra um curso de comunicação ou administração, direito, qualquer coisa do tipo. Alguns bitolados que amam biologia vão provavelmente passar 5 anos no cursinho tentando passar pra medicina. E tem sempre um enjoadinho ou outro que acha que twitter nas eleições é pra defender o candidato com unhas e dentes; esse cara vai fazer história ou geografia.
E quem faz engenharia? hein, dá uma pensada aí. Quem faz engenharia, meu caro, são os famosos nerds! Sim! eu, provavelmente você também. Nós somos todos farinha do mesmo saco. Você pode até ter sua fama, ter muitos amigos e ser bastante conhecido, mas, brother, se vc escolheu fazer engenharia você é nerd, e não discuta.
Mas tudo bem, o que tem de errado nisso? Bill Gates é tudo isso que eu falei e tem mais dinheiro que a Xuxa se resolvesse virar puta de luxo!
Tá certo, ser nerd não é o maior dos problemas, mas por que diabos então que a tal da engenharia rendeu esse post? É simples, amigo: se você chegou até aqui pra ler isso e cursa alguma engenharia, é sinal de que você tá com algum problema sério e veio procurar ajuda. E se você não faz engenharia, mas pensa em cursá-la, leia com bastante calma os próximos capítulos da novela e pense bem se é isso mesmo que você quer!
Enfim, o problema da engenharia não é entrar na faculdade, porque qualquer nerd que se preze entra com até um ano de cursinho, e se precisar! o grande problema é SAIR da faculdade!
A tal da engenharia, amigo, não é tão simples assim. Você tem que considerá-la quase uma religião, onde matar aula de cálculo tá dentro dos nossos 7 pecados capitais! E não me venha com papo de aluno de ensino médio dizendo que "é fácil, é só aprender que eu sei fazer", porque eu também já fui aluno de ensino médio!
Ela separa os meninos dos homens. Ela faz você parar com aquela viadagem de não bebo cerveja. Ela faz você fazer tudo que não fez na sua vida até os 18 anos. É bom fazer um curso desses? claro que é! você se sente, querendo ou não, mais foda que muita gente! mas até que ponto isso vale a pena? você quem vai me dizer. Eu, sinceramente, achei que tava enlouquecendo até uns tempos atrás, mas aos poucos a cabeça vai dando uma trégua.
Enfim, cursar uma engenharia não é pra qualquer um. Tem que ter culhões pra aguentar estudar feito puta véia. Mas tem suas vantagens também. Todo mundo na sua família passa a te olhar diferente porque você escolheu um curso escroto. E também acontece que muita gente na sua família te olha diferente e... e, e... Ah, foda-se. A essência de fazer engenharia é justamente a dúvida eterna de saber se você tá fazendo o curso certo. Essa é, querendo ou não, a dor e a delícia de todos nós!

Um comentário:

  1. adorei o post, cris! e tb a versão masculina do hpesaltoalto! poderia ser tb hpechuteira, ne?! heheheheh...
    vou-me, preciso estudar agora... faço engenharia! =/
    beijo ;*

    ResponderExcluir